quinta-feira, 11 de junho de 2015

De Mim para Mim - Carolina Tendon

Título – De Mim para Mim
Autor – Carolina Tendon
Editor – João Pina
Data de edição – Setembro de 2014
Data da publicação original – Junho de 2014

Hoje trago-vos um livro que não é como os outros e, não o é, porque para além de ser, como diz a autora, um livro de mensagens ao invés de um livro com mensagem, é também um livro com uma história muito particular.

Fig. 1: Capa do "De Mim para Mim" de Carolina Tendon

Carolina é uma jovem entusiasta pela vida, cheia de energia, alegria, ambições e projectos. Estudou veterinária em Évora, dançou até não poder mais, escreveu desde cedo o que lhe ia na alma, e com a tinta da imaginação coloriu um mundo que aos poucos foi montando em seu redor, um mundo alegre e vivaço, à sua medida, não sem sacrifício, mas que com esforço e aprendizagem a levou pelos caminhos que percorreu, que há que dizer, não foram poucos.

Carolina faleceu em Fevereiro de 2014, tinha 22 anos, e o resto… bem o resto (um bocadinho) está no parágrafo que acabaram de ler. Carolina partiu sem aviso, partiu porque sim, mas o pequeno mundo que foi construindo com a sua imaginação e expandindo com as suas vivências, conquistas, desilusões, alegrias e tropeções não a acompanhou na sua viagem, pelo menos não todo, criando, talvez, uma ponte etérea e eterna entre aquilo que deixou feito e aquilo que inspirou e inspirará a fazer.

Após a morte de Carolina, o seu namorado Pedro Pinto, e a família da Carolina juntaram força, inspiração, coragem, uma determinação sem limites e um amor a toda a prova, para reunirem os escritos da Carolina e publicarem o “De Mim para Mim”, um livro póstumo em que dão a conhecer mais do que o que ela escreveu, a própria Carolina.

Esta obra, de 144 páginas, junta poemas, pequenos textos e pensamentos, que a Carolina escreveu ao longo da sua vida, desde os seus 10 anos e que, sem dúvida, surpreendem pelo domínio do verso e pela clareza de pensamento em jovem de tão tenra idade. Tudo isto é acompanhado por fotografias e imagens, nem todas tiradas pela Carolina, mas relacionadas consigo ou com o conteúdo dos seus textos, como que um complemento tanto da obra como da autora. “De Mim para Mim” contém ainda, as mensagens póstumas dos seus familiares, do namorado e de uma amiga-irmã, e que elevam este livro a uma verdadeira, imponente, emocionalmente gigante mas não derradeira, homenagem à vida e ao espírito muito particular de Carolina, aos seus sonhos e ideais.

Fig. 2: Mapa das apresentações do "De Mim para Mim"

Desde o lançamento, no 23º aniversário de Carolina, a 21 de Junho de 2014, o “De Mim para Mim”, já correu o país de Norte a Sul, pelas mãos do namorado Pedro, que incessante e incansavelmente, continua a edificar e a levar ao mundo, o mundo que, ele como ninguém partilhou, idealizou e começou a construir com Carolina Tendon.  

Um livro a adquirir, uma história a conhecer, uma pessoa a não esquecer!


Nuno Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário